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"A publicidade não vende felicidade, ela gera depressão e angústia. Cólera e frustração.! Oliviero Toscani
Não há como estudar ou analisar Mídia no mundo globalizado sem tentarmos compreender os sentidos, as mensagens cognitivas da publicidade, especialmente numa era de hiperconsumismo. A publicidade coexiste na comunicação e cultura de consumo de massa e é fundamental não somente como função comercial, mas também para promover o debate de conceitos, ideais e diferentes discursos, muitas vezes, os dos próprios políticos ou governantes.
A publicidade, ao contrário dessa afirmação de Oliviero, também pode, como deve, se utilizar da criatividade para a educação e consciência de cidadania.
Refletimos muito sobre essa questão na sala de aula com a apresentação das idéias contidas no livro " A Publicidade é um cadáver que nos sorri", do italiano Oliviero Toscani, responsável por uma verdadeira revolução e choque no meio publicitário ao criar campanhas para a Benetton , especialmente em Outdoor.
Hoje no Brasil se discute muito a liberdade da publicidade nos meios de comunicação. Não apóio nenhum tipo de censura, porém é preciso rever campanhas mosntruosas de consumo de cervejas (uma porta aberta para os jovens entrarem de cabeça no alcoolismo e outras drogas) ou aquelas que influenciam crianças ao consumo exagerado.
Destaco para reflexão do tema o "Processo de Nuremberg Da Publicidade", criado por Oliviero:
Crime de malversação de somas colossais
Crime de inutilidade social
Crime de mentira
Crime contra a inteligência
Crime de persuasão oculta
Crime de adoração às bobagens
Crime de exclusão e de racismo
Crime contra a paz civil
Crime contra a linguagem
Crime contra a criatividade
Crime de pilhagem
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