terça-feira, 29 de julho de 2008

Epistemologia, Complexus, Comprehendere



Logo no ínicio dos estudos da disciplina Mídia e Poder aprendi uma frase que jamais esquecerei depois de muitos anos trabalhando em telenoticiário, talvez um telecabresco.Uma nova proposta, um novo ponto de vista para tratar mídia e poder.
Primeiramente:TODO PONTO DE VISTA É A VISTA OU VISÃO A PARTIR DE UM PONTO! Uma reflexão de que pontos de vistas diferentes é ponto de estudo.
Dois paradigmas foram propostos para busca de compreensão.
Compreender vs. Explicar. Afinal somos filhos ou vítimas dos paradigmas das certezas e conceitos.Isso pode ser superado? O que é que nós fazemos com a mídia? Afinal MÍDIA É MEIO : Está no meio, é instrumento, é ferramenta. A visão epistêmica nos leva a estudar o comportamento do poder que a mídia pode ou não exercer, nada pode ser considerado como certo ou errado, mas obter diversas formas de perspectiva e que promova reflexão.

Menos portanto e mais talvez...
Menos conceitos e mais noções...
Menos verdades e mais aproximações possíveis
Menos certezas e mais buscas.

Entramos na Visão Multiperpectiva: a utilização de "uma ampla gama de estratégias textuais e críticas para interpretar, criticar e desconstruir as produções culturais em exame" (Kellner, 2001:129)
Esse conceito se inspira no perpectivismo de Nietzshe, segundo o qual toda interpretação é necessariamente mediada pela perspectiva de quem a faz, trazendo, portanto, em seu bojo, inevitavelmente, pressupostos, valores, preconceitos e limitações. Para evitar a unilateridade e a parcialidade, devemos aprender como empregar várias perpectivas e interpretações a serviço do conhecimento (Nietzshe)

COMPLEXUS.Uma rede conectada, nós. fios. Causas podem ser múltiplas. Atitude compreenssiva. O que é tecido em conjunto: o que une, faz dialogar distindos saberes.
CONTRA:
O dogmatismo, A idéia de causa e efeito, O reducionismo é aquilo que pega um aspecto da realidade, um recorte, reduzir o todo as suas partes e parte não é o todo, partes-conjunto, não é a soma. O pensamento da certeza, O racionalismo.
A Favor: Da complexidade e compreensão, Da idéia de saberes plurais, Da ética: o para
quê. Não trabalhar com dualismos: certo, errado, feio, bonito, etc.

Comprehenderecomprehendere: Complexidade também , integrar, abraçar, sentido. Compreender= ser compreenssível. Jamais explicar.Sem arrogância no saber, respeito ao diferente.
Há necessidade de termos que passar da compreensão para uma idéia de quem compreende, é compreensível e assim compreende melhor o mundo. É um ponto espistêmico- gera um melhor estado de consciência
FUGIR DA "LÓGICA DE GUERRA" QUE IMPREGNA TODO O CONHECIMENTO

Nenhum comentário: