quarta-feira, 30 de julho de 2008

Cultura MacWorld. Consumo Logo Existo.




MTV(Music Television) MacDonald's e Disneylãndia...ícones da cultura americana ou verdadeiros cavalos de Tróia dos Estados Unidos imiscuindo-se nas culturas das outras nações.(Cultura MacWorld-Benjamin R. Barber)

McWorld é uma América que se projeta em um futuro moldado por forças econômicas, tecnológicas e ecológicas que exigem integração e uniformização, não importando os regionalismos de outras culturas em qualquer país.

Além da estrutura de um mercado unificado essa "teoria" exige o domínio ou hegemonia da moeda e do idioma. (Tem Disneylândia até em francês) A globalização contribui para esse processo. E torna universal o dólar e o inglês.

“Os bens da nova cultura mundial são tanto as imagens quanto as formas materiais, tanto uma estética quanto uma gama de produtos. É uma cultura reduzida ao estado de mercadoria.” – Pág. 43 – Por uma outra comunicação – Benjamin R. Barber

A publicidade ou a videologia (ou audio visuais como filmes famosos e estilo de vida americano)mantém um estado de mercadorias permanente e até subjetivo nas sociedades. Videologia é mais fluida que a ideologia política tradicional. Seus valores não são impostos por governos coercitivos ou sistemas educativos autoritários- apóia-se especificamente no poder da informação e da tecnologia.
As multinacionais invadem fronteiras e com o domínio da informação transformam gostos em matérias primas para serem consumidas.
Derrubar barreiras e implantar ideais espalhados pelo mundo a partir do que é importante para a economia e ideologia americana.Persegue o cidadão para que consuma sempre mesmo que não tenha dinheiro, mas que pelo menos sonhe com as mesmas necessidades de posse.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde,

Concordo totalmente que está havendo uma massificação da cultura por meio dos meios de comunicação. No meu blog, eu mostro que já há uma versão nova da cultura McWorld, a cultura FaceWorld que é a associação que o governo do Obama vem tentando fazer com o Facebook. Dá uma lida lá! Sua visita será super bem vinda:

http://pedrovaladares.wordpress.com/2011/04/22/cultura-faceworld/