terça-feira, 29 de julho de 2008

Marcas Globais e Poder Corporativo.



Sem Logo: A tirania das marcas em um planeta vendido.
Naomi Klein

Em 1992, a Nike pagou 20 milhões de dólares a Michael Jordan para estampar o rosto do rei do basquete nas propagandas de seu mais novo tênis. A quantia fica ainda mais impressionante quando se descobre que é muito superior do que a que a empresa pagou a todo o conjunto de 30 mil trabalhadores indonésios.Naomi Klein constrói formulações reveladoras sobre o reino das marcas: aponta os efeitos negativos do marketing na cultura, no trabalho e nas escolhas do consumidor, mostrando como multinacionais convertem o mundo em uma oportunidade de mercado. Logotipos e marcas são o que temos mais próximo de uma linguagem internacional: a maior parte dos seis bilhões de habitantes da Terra pode identificar o símbolo do McDonald's ou da Coca-Cola. No universo globalizado, gerenciar imagens e associações por meio das quais o consumidor se relaciona com um produto se tornou a chave do sucesso.

HOMO CONSUMAM- Edgar Morin
"Somos na verdade mais desejados pelos produtos de que nós mesmos o desejamos!

Hoje a indústria tem mais produtos semelhantes ou iguais, mesmices. A idéia é investir na marca para se ganhar muito mais. Com isso há produtos para todos os gostos, para vender e satisfazer. Vendem as idéias e se consome o produto para conquistar almas, fiéis.Devemos nos sentir "em casa", "dentro da marca".
Para Naomi Klein, Marca é na verdade uma busca espiritual dentro do mundo corporativo que as empresas estão tentando transcender a partir do mundo terreno.

Novo Sistema de Classe no Mundo Corporativo
-Proprietários intelectuais das marcas ( as grandes corporações)
-Empresas fornecedoras (fabricam os produtos)
- Uma vasta e mundial agência de trabalhadores
Existe uma espécie de "cisão" - mundo da ( marca) imagem e mundo da produção. Ou seja, se investe mais no símbolo para conquistar almas e corações.

Google é eleito a marca mais valiosa do mundo, US$86,057 em segundo lugar está a General Eletric US$ 71,379 seguida da gigante da informática Microsoft com US$ 70,887.Fonte Brandz Top 100.

Nenhum comentário: