quarta-feira, 30 de julho de 2008

Marcas e o valor Virtual. A Modernidade da Velocidade.Da Tecnologia e a Sociedade de Consumo.

Entrevista concedida pelo cientista João A. Zuffo. Fundador e coornedador geral do Sistemas de Laboratórios Integráveis-USP


“assim, para eles, o que conta é o tempo, mais do que o espaço que lhes toca ocupar; espaço que, afinal, preenchem apenas ‘por um momento’ (Modernidade Líquida – Zygmunt Bauman 2001, p. 8.Ed. Zahar).

Ao comentar sobre a obra de Aldous Huxley, " Admirável Mundo Novo", o cientista fala sobre mídia, sociedade pós moderna e a necessidade e liberdade da internet aberta, horizontal, sem censuras prévias como Meio de se obter informações e democracia.
Empregos tendem a desaparecer, mas não o trabalho. O dinheiro torna-se de baixa circulação.
Na era da chamada "modernidade líquida", as mensagens na velocidade de imagens, fotos, videos, etc, criam uma "entidade etéria" , lúdica ,de perdas de valores e fugidia.O valor das marcas é virtual.
Segundo o cientista, o principal fator para essas mudanças na sociedade mundial é a extrema e densa taxa de crescimento das telecomunicações, que se desenvolve cerca de 78 por cento ao ano.

Nenhum comentário: