segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Tempo gasto nas redes sociais triplicou, diz estudo

Esse estudo revela apenas o que já é mais do que sabido. O Uso das mídias sociais num mundo conectado e em rede, onde um cidadão participa, colabora seja postando audio, vídeos ou fotos.Tudo é informação. Podem achar que se trata apenas de querer status ou modismo.Na verdade, ele quer mais do que ver e ouvir, quer participar e redestribuir conteúdos. No III Seminário de tendências Conectadas nas Mídias Sociais, qua aconteceu neste mês na Faculdade Cásper Líbero, os particpantes, profissionais jornalistas de mídias digitais e pesquisadores se aprofundaram no tema proposto ao encontro:
"O uso das redes computacionais tem proporcionado a expansão de tecnologias e práticas on-line, fornecendo espaço para que os novos atores sociais conectados produzam, compartilhem e disseminem opiniões, idéias, experiências e perspectivas. O seminário tem como objetivo ser um catalisador e uma vitrine das últimas tendências da interação no campo das mídias sociais. Para isso, foram convidados seis profissionais, de destacada atuação nos seus nichos de mercado, que mostrarão as novas oportunidades, abordagens e técnicas na área."

Destaco, entre os excelentes trabalhos e exposições feitas, a apresentação do Pedro Valente, desenvolvedor do Yahoo meme. "De jornais impressos  a plataformas online de conteúdos (APIs). A busca pela transparência com o uso de banco de dados públicos nas aplicações de interfaces em sites da internet, facilita a vida dos jornalistas para filtrarem as questões de relevância, os gastos públicos entre outras questões pertinentes ao uso correto da rede pelo cidadão.
Veja os slides da apresentação de Pedro Valente aqui:
 http://www.slideshare.net/pedrovalente/de-jornais-impressos-a-plataformas-online-de-contedo-apis








RIO DE JANEIRO (Da Redação), 28 de setembro - Um estudo conduzido pela Nielsen Company revelou na última semana que o tempo gasto nos sites de postagem e de redes sociais equivaleu a 17% do total do tempo gasto na Internet em agosto de 2009, três vezes mais que no mesmo período no ano passado. A informação é do Editors Weblog.

Segundo Jon Gibs, vice-presidente da divisão online da Nielsen, o crescimento sugere uma significativa mudança na forma em como a Internet é usada. Para o executivo, a taxa com que as pessoas estão postando fotos, atualizando status e compartilhando links revela o "desejo do consumidor online de conectar, comunicar e compartilhar".
O estudo da Nielsen pode ser acessado aqui (em inglês). JW.
Fonte (Jornalistas da Web) http://www.jornalistasdaweb.com.br/index.php?pag=displayConteudo&idConteudo=4117&idConteudoTipo=1

Nenhum comentário: