quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Google Wave

O Google, seguindo o seu caminho para a "dominação mundial",  começou   hoje o processo de beta público para o seu novo produto, o Google Wave. Para começar, cem mil pessoas serão convidadas para testar a ferramenta e, depois, essas pessoas poderão chamar mais cinco para o teste. Convites e febre me lembram o Orkut.


O tão tão aguardado serviço de comunicação em tempo real do  Google ainda não está pronto   para o " horário nobre " mas a empresa anunciou nesta terça-feira que está a ponto de iniciar o maior teste de campo já realizado com o Google Wave, um produto potencialmente revolucionário.

Google Wave "beta" (uma versão anterior de um produto que é enviado para clientes e parceiros para avaliação e comentários.)http://wave.google.com/help/wave/closed.html, é uma  ferramenta  baeada no  navegador que combina mensagens instantâneas, e-mail, armazenagem de documentos e recursos de rede social em um pacote integrado e que com certeza será um impacto no jornalismo.


Uma equipe da gigante de buscas explica o que é novo sobre o Google Wave : Um navegador baseado em combinar ferramenta e-mail, Mensagens instantâneas e interação em tempo real. Um dos produtos mais esperados este ano. Product managers, Stephanie and Greg explain many of the features of Google Wave, explicam o projeto. Veja vídeo:




Hoje às 4 BST a empresa vai enviar convites a 100.000 usuários para o teste beta , incluindo desenvolvedores, pessoas que se inscreveram cedo e  alguns usuários do Google Apps, que anunciou em  seu blog: htpp://googleblog.blogspot.com/2009/09/surfs-up-wednesday-google-wave-update.html .
Lars Rasmussen, o cérebro por trás do Google Maps e, agora, gerente de engenharia de Wave em escritórios brasileiro do Google, disse que o Google  "centrou-se quase exclusivamente em escalabilidade, estabilidade, velocidade e usabilidade". Mas ele também advertiu que a onda do Google ainda não implementou todas as principais características e não está pronto para o "prime time", porque os erros são ainda prováveis.
Google primeiro apresentou o produto em maio  publicado num  vídeo   de 80 minutos no YouTube. O zumbido sobre a ferramenta de colaboração logo se tornou ensurdecedor. Alguns afirmaram que o Google é apenas uma onda "e-mail e mensagens instantâneas com esteróides". Mas poderia muito bem mudar a forma como os usuários da web pode colaborar, a estrutura da ferramenta é flexível o suficiente para que ele possa ser adaptado para vários tipos de trabalho em equipe.Exemplos que foram sugeridos  incluem  o aplainamento de uma viagem; pesquisas científicas, trabalho em laboratório ou em um trabalho acadêmico, a racionalização do filme processo decisório; modelagem de negócios colaborativo, ou jornalismo.


Google Wave, une opportunité pour les journalistes ? from Labs RTBF on Vimeo.

Google Wave, une opportunité pour les journalistes?deLabs RTBFligadoVimeo http://vimeo.com/4891186



O jornalista   Stephanie Hannon explica  como poderia trabalhar com  esse sitema:     Na verdade, o Google Wave poderia ter um impacto sobre o panorama do jornalismo. Poderia  causar mudanças nas redações de e impulsionar  o jornalismo cidadão. Jeff Jarvis, jornalista  e autor  do livro "O que O Goolge faz?",  (http://www.buzzmachine.com/2009/05/31/google-wave-and-news/ sugeriu que o "  Google Wave  poderia acelerar o processo de colaboração jornalística da investigação para a escrita, incluindo citações, enriquecendo artigos com fotos e vídeos. Histórias poderiam ser corrigidas  por meio do Google subeditores Wave, enquanto os leitores podem sugerir mudanças e utilizar a ferramenta para discutir o artigo.


No entanto, esse zumbido não garante o sucesso do Google Wave. Apesar de o produto se conectar  com outras ferramentas de edição ao vivo, ele ainda poderia deixar de atingir a massa crítica. O fato de que o Google Wave será executado na maioria dos navegadores, exceto Internet Explorer pode ser um revés, o usuário do navegador da Microsoft terá que baixar um plug-in chamado Chrome Frame para usar o aplicativo.

Fonte: The Guardian

2 comentários:

simaozygband disse...

Galva.....

Manda ver, brother!!!

Felicidades com o new (old) blog

Luiz Galvão disse...

Obrigado irmão. Vocè é o cara.