terça-feira, 29 de setembro de 2009

Uma excelente definição de Mídias Sociais.

Acredito que uma das melhores definições que encontrei para para o uso dessas plataformas sociais está no blog do Prof. Dr. Walter T. Lima Jr: http://labsocialmedia.blogspot.com/. "Midias Socias: a cooperação humana e as tecnologias digitais conectadas", uma das disciplinas que o professor ministra no programa de mestrado da Faculdade Cásper Líbero.

"Mídia Social é um formato estruturado por intermédio de máquinas computacionais interligadas via redes telemáticas que permite a criação, compartilhamento, comentário, avaliação, classificação, recomendação e disseminação de conteúdos digitais de relevância social de forma descentralizada, colaborativa e autônoma tecnologicamente. Tem como principal característica a participação ativa (síncrona e/ou assíncrona) da comunidade de usuários na integração de informações."

O professor adotou a seguinte linha de estudo neste segundo semestre de 2009:


Bases teóricas sobre a cooperação humana. Interação Homem-Máquina através da Comunicação Mediada por Computador (interatividade). Evolução dos conceitos comunidades virtuais, redes sociais e mídias sociais. Os primórdios e fatores estruturantes das comunidades virtuais. Inovações tecnológicas dos formatos das redes sociais e mídias sociais. Utilização da redes sociais para a criação, compartilhamento, comentário, avaliação, classificação, recomendação e disseminação de conteúdos digitais de relevância social de forma descentralizada, colaborativa e autônoma tecnologicamente. Gatekeeper online nos sistemas computacionais de recomendação, de avaliação, de reputação e métricas de audiência. Gradientes de participação do usuário. Novas habilidades e funções profissionais. Relação entre as mídias sociais e a mídia tradicional (descentralização informativa).

Objetivos
Debater com o pesquisador em comunicação as teorias, os conceitos e os experimentos que permitem a compreensão multidisciplinar da cooperação humana e das tecnologias de comunicação na construção de um ambiente participativo conectado através de sistemas de computadorizados.





Nenhum comentário: