sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Seminário Cidadania e Redes Digitais. Imperdível.Dias 4 e 5 de Novembro.


O Seminário Cidadania e Redes Digitais tem o objetivo maior de expor e debater a relação entre a manutenção e a expansão da cidadania e as tecnologias da informação e comunicação. Buscará discutir o atual cenário de transformações na comunicação ocorridas das redes informacionais e suas relações ambivalentes com a expansão da cidadania, com a consolidação de uma esfera pública interconectada, explorando principalmente a perspectiva dos teóricos da sociedade da informação, da sociedade do controle e da biopolítica
As inscrições para o Seminário Cidadania e Redes Digitais estão abertas no site da Cásper Líbero. O Seminário é gratuito e fornecerá certificado de participação para quem assistir no mínimo 4 das seis mesas que acontecerão nos dias 4 e 5 de novembro.


*PROTOCOLOS, CÓDIGOS E O PRINCÍPIO DA NEUTRALIDADE NA REDE
Um dos pontos centrais do debate será a análise do princípio de neutralidade da rede em relação às possibilidades de discriminar os fluxos informacionais, reivindicado pelos controladores da infra-estrutura de conexão. A mesa pretende discutir as consequências para os cidadãos dos possíveis desdobramentos dos embates pelo controle da rede.

*COMMONS NA ESFERA PÚBLICA INTERCONECTADA
As redes digitais expandiram as práticas colaborativas, construindo um cenário de destaque para os espaços de produção do comum e alteraram a própria esfera pública. A partir de perspectivas distintas, o comum será analisado no contexto da comunicação e das estratégias de ampliação da participação política. A mesa pretende discutir as contradições que emergem das possibilidades de compartilhamento de bens culturais e de novas estratégias de ação social jamais vistas antes da Internet e o aumento das tentativas de bloqueio tecnológico e de enrijecimento das legislações de copyright.

*PODER COMUNICACIONAL, ECOSSISTEMA DIGITAL E REPUTAÇÃO
A tentativa da mesa será debater o conceito de Manuel Castells de poder comunicacional e suas diversas implicações. Buscará, ainda, confrontar tal perspectiva com a noção empregada por Benkler de ecossistema digital, bem como suas implicações para a produção e manutenção da credibilidade das informações compartilhadas na esfera pública interconectada.

*WEB SEMÂNTICA, INTERATIVIDADE E CIDADANIA

A mesa pretende debater as possíveis mudanças nos níveis médios de interatividade diante das possibilidades da web semântica, bem como a tendência dos seus impactos e consequências para a esfera pública e para a cidadania. A discussão também terá como eixo a análise das aplicações da Web Semântica, os componentes básicos necessários para a sua implementação e a viabilidade e potencial cidadão.
*UBIQUIDADE, MOBILIDADE E CIDADANIA

A mesa debaterá as possibilidades e limites da cidadania no ambiente de convergência tecnológica, dos computadores coletivos móveis, da emergência da computação ubíqua, pervasiva e senciente. Será debatido também o potencial de ampliação dos direitos em relação as mudanças no ambiente urbano presencial e no acesso permanente ao ciberespaço, a partir das redes wireless abertas e do Open Spectrum. As cooperativas de conexão wireless, a disseminação do acesso à Internet pelos aparelhos celulares também serão avaliadas.
*SOCIEDADE DE CONTROLE, BIOPODER E ANONIMATO

O avanço das redes digitais ampliam as ambivalências da era informacional que pode ser analisada não somente da perspectiva da liberdade comunicacional, mas também dos aparatos e diagramas que conformam uma sociedade de controle. A mesa debaterá os significados e as implicações da comunicação anônima diante dos mecanismo tecnológicos e institucionais de vigilância
Realização:


Grupo de Pesquisa e Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede
Coordenadoria de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero
Fórum da Cultura Digital Brasileira / MINC / RNP
Agenda
http://www.facasper.com.br/pos/seminario/agenda.html
Inscrições
http://201.33.97.11/NetVest/FichaInscricao.aspx?CodVest=663

Participantes:
Tim Wu (Columbia Law School)

Demi Getschko (PUC-SP)
Carlos Afonso (CGI.br)
Javier Bustamante Donas (Universidad Complutense Madrid)
Jomar Silva (ODF Alliance)
Eugênio Bucci (ECA-USP)
Langdon Winner (Rensselaer Polytechnic Institute)
Ronaldo Lemos (FGV-RJ)
Giuseppe Cocco (UFRJ)
Carlos Cecconi (W3C Brasil)
Henrique Antoun (UFRJ)
José Murilo Junior (Digital.br)
Fabio Botelho Josgrilberg (Metodista)
Franklin Coelho (Pirai Digital/UFF)
João Brant (Intervozes)
Laymert Garcia dos Santos (UNICAMP)
Sérgio Amadeu da Silva (Faculdade Cásper Líbero)
Alexander Galloway (NYU)

Nenhum comentário: