quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Jornalismo cidadão. Fim do Soitu.es.



Um dos projetos informativos mais interessantes na web acabou. O site espanhol Soitu.es fechou apenas 22 meses depois do seu lançamento. Pelo meio ganharam dois prémios da Online News Association, um lugar no News Museum em Washington, e viram o seu design ser reconhecido pela Society of News Design.Foi interessante, intenso, arriscado, mas falhou. Inovação que nem sempre gera rentabilidade ou sobriviverão apenas projetos já ligados a grandes empresas midiáticas? Como "monetizar" o chamado jornalismo cidadão se, nesse caso, as principais moedas são reputação e influência? O grande desafio atual é combinar mídia nova e social com o antigo modelo de produção de informação?

A dificuldade está em sempre lembrar que colaboração e a atividade do jornalista profissional e vice-versa devem caminhar em conjunto. Sem sectarismos. Combinar conteúdo gerado por usuário junto a conteúdo gerado por profissionais. Afinal, o chamado "Jornalismo Colaborativo" sempre existiu, apenas de forma diferente da atual.
Há teorias ou lições sobre o encerramento do site Soitu.es:
1. Não depender de um uníco acionista (especialmente se for um banco) no caso: Grupo BBVA
2. Começar pequeno.
3. Não depender apenas de publicidade.


O iReport, da CNN se constituiu, assim,  no melhor exemplo. Consegue inserir e contextualizar o material e as informações enviadas pelos telespectadores em sua agenda.

Nenhum comentário: