sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Google Dashboard. O quê eles realmente sabem sobre você?

Não é novidade que nossos atos na internet sempre deixam rastros. Um imenso banco de dados se torna disponível na rede sobre nossos interesses, preferências, gostos, etc. Uma espécie de "vigilância" contra o "aparente" anonimato e "liberdade" que fundamentou os pricípios da evolução das relações entre pessoas num mundo conectado desde a criação ou invenção do World Wide Web (www) pelo inglês Tim Berners-Lee. Mas a realidade atualmente nos mostra o perigo de sermos monitorados, seja por empresas ou governos. Querem nos impor leis para "garantir" os diretos do copyright, ou nos apavoram com "crimes" de pedofilia, quando na verdade a intenção é cada vez mais descobrir nosso registro de identidade. Ou invadir a privacidade dos cidadãos. O Google sempre se mostrou "libertário", com o único objetivo de construir e expandir o conhecimento humano e sem "pretensões" de "dominar o mundo". Acreditar totalmente nisso não é muito sensato. Cada clic que damos nesse "oráculo" aumenta seu poder. Há poucos anos hackers (lembrando sempre que crackers são os "piratas do mal" e hackers são do bem e os que realmente alimentam a rede com inovações tecnológicas baseadas na concepção de liberdade dos anos 60 e não as empresas, como é comum de se imaginar) inventaram um site para evitar que o Google "domine o mundo": O Scroogle, que "controla" o google. Tem proteção, faz uma capa e simula um usuário e passa para um servidor e desaparece para o google. Evita que o site de busca mais acessado do paneta saiba quem você é e que está trabalhando gratuitamente para ele, apesar de tentar te rastrear rapidamente.É só entrar , fazer a busca dentro do google como um usuário estranho, rápido e desaparecer.Você deve permanecer pouco tempo antes que o próprio google descubra. E o scroogle também é colaborativo.
Esse é apenas um entre vários exemplos da cautela e preocupação sobre como evitar deixar tantos rastros na internet que poderão se voltar, de certa forma, e por meio de conceitos mercadológicos e políticos, contra nós mesmos.
Mas o Google, sabendo dessas manifestações e críticas ainda tenta se mostrar transparente. Criou o The Google Dashboard , que "permite" que você tenha aceso ao seu próprio armazenamento de informações dentro dele ou "resumo dos dados armazenados", uma página que contém as estatísticas e informações sobre seus perfis nos serviços da empresa e seus hábitos de busca. É uma maneira simples e resumida de saber tudo o que o Google sabe sobre você. Acredito que a proposta é mais interessante na teoria do que na prática.
A página é dividida por serviço e possui links bem evidentes relacionados às políticas de privacidade e segurança, para tentar diminuir as reclamações. Portanto, cuidado. As pessoas que usam Gmail, Busca, Blogger, Agenda, Docs, Reader, Friend Connect, Talk, Tasks, Orkut, iGoogle, Youtube e Picasa podem ficar um pouco assustadas. Não deixa de ser uma tentativa de "mostrar" aos usuário os seus próprios direitos. Nada mais. Ou seja: nenhuma informação disponibilizada pelo “novo” serviço é exatamente nova.
Link: Mashable: http://mashable.com/2009/11/05/google-privacy-dashboard/
Para entender melhor esse serviço e tirar suas conclusões veja vídeo abaixo:

Nenhum comentário: