Por Alex Primo
Essa é uma das perguntas que mais escuto de jornalistas. Acho muito curioso, pois a questão traz um interessante paradoxo: nunca se interagiu tanto e talvez nunca se tenha escrito tantas missivas, então como a tecnologia pode ter nos afastado uns dos outros?
A coleção de "amigos" no orkut e o gabar-se pelo alto volume de seguidores no Twitter não seria um sinal de que hoje se valoriza mais a quantidade de conexões do que a qualidade dos laços sociais?
Essas e outras tantas questões me incentivaram a estudar a amizade e sua atualização em tempos de cibercultura. Esse será o tema de minha fala semana que vem no III Simpósio da ABCiber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura).
É justamente nesse contexto que fiquei muito satisfeito ao receber o link para esta interessante palestra do TED sobre relações sociais mediadas por computador. Apesar de grandes listas de contatos (no MSN, orkut, Twitter, etc.), as pessoas de fato interagem ativamente com um pequeno punhado de pessoas. Vale a pena assistir esta curta palestra de Stefana Broadbent.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário