Mesmo focada apenas na Europa – precisamente em 12 países – uma pesquisa realizada pelo instituto alemão Brand Science pode prover alguns insights importantes.
Nos últimos 7 meses, eles acompanharam diversos projetos de mídias sociais voltados para o mercado Europeu, em busca de entender porque a maioria deles parece não atender as expectativas. Nem da agência, muito menos do cliente.
O estudo está resumido na apresentação abaixo. Mas os pontos principais são:
- 81% das empresas pesquisadas não possui uma estratégia clara de mídia sociais
- 73% dos projetos de mídias sociais precisaram demonstrar retorno financeiro depois de apenas 12 meses
- 72% acreditam que mídia social precisa ser viral
- 68% desconhecem a regra 90-9-1 na internet, que diz: 90% da pessoas são apenas consumidoras de conteúdo (não contribuem), 9% edita ou modifica conteúdo e apenas 1% cria conteúdo.
- 84% medem a performance de um projeto de mídias sociais com métricas tradicionais
- 37% acham que mídia social significa compra de mídia
- E apenas 11% possui um guideline de social media
Um ponto especial fala que 53% das empresas caem na armadilha-geek, mostrando o “Second Life” como exemplo. Você deve se lembrar dessa época.
Brainstorm9
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário