terça-feira, 1 de junho de 2010

Apple abre iBookStore para escritores independentes


A iBookStore da Apple, lançada junto com o iPad, funciona como uma livraria digital, na qual usuários podem comprar e-books.
Os escritores, entretanto, para comercializarem suas obras, dependiam de editoras ou de serviços de publicação independente.
Mas, de acordo com o site Information Week, a Apple afirmou que vai permitir que escritores publiquem suas obras de forma independente através do iTunes Connect. Trata-se de uma ferramenta da empresa voltada para vendas online e gerenciamento de marketing para escritores, editoras e desenvolvedores.
Para usufruir da novidade, o escritor norte-americano deverá possuir um ISBN para cada título comercializado, que também deve ser disponibilizado no formato EPUB, uma conta na iTunes Store, uma identificação válida de contribuinte do fisco norte-americano e um computador Mac moderno para compilar seu e-book. A compilação deve ser feita com um software da Apple. Dessa forma, a empresa da maçã adiciona o DRM da empresa ao livro, para garantir que ele não será distribuído em outros dispositivos, além de iPhone, iPod ou iPad.
Ainda não se sabe quanto do valor de cada obra será recolhido pela Apple. No caso dos desenvolvedores de aplicativos, essa taxa fica em torno dos 30% do valor da venda.
Fonte: Geek

Nenhum comentário: