sábado, 6 de março de 2010

IPTV pode chegar a 90 milhões de assinantes em 2012.

Espaço Painel Telebrasil - 
Convergência Digital

A oferta de conteúdo através da infra-estrutura das operadoras de telefonia fixa é uma tendência irreversível. Tanto é assim que apesar de em grandes países, entre eles o Brasil e a China, ainda existir restrições regulatórias à oferta do serviço, o ritmo de adesão mundial ao produto é progressivo. No 52º Painel Telebrasil, o tema IPTV será pauta de palestra de um dos maiores gigantes do mundo na área - a BT Global Services.
Pesquisa divulgada pela consultoria Pyramid Reserach sobre IPTV apura que no final de 2007, o serviço chegava a 15 milhões de assinantes. Nos próximos cinco anos, a tendência é de um crescimento de até seis vezes na base de clientes. O levantamento da consultoria estudou 10 mercados, entre eles, o Brasil e a China, onde há restrições regulatórias à oferta do serviço por parte das operadoras fixas.
Os analistas da Pyramid afirmam que, hoje, os provedores de IPTV, mesmo nos países onde há a restrição regulatória, enfocam a elaboração de um conteúdo exclusivo em canais dedicados e na oferta de um acervo para Video on Demand. Fato, aliás, comprovado no Brasil, onde Brasil Telecom e Oi, por exemplo, já têm esse produto disponível para seus clientes. A oferta de DVRs, que permitem a gravação de programas para serem assistidos quando for conveniente, também é um diferencial para os operadores.
O tema IPTV estará à mesa de debates dos participantes do 52º Painel Telebrasil. Isso porque o serviço é mais uma mídia que desponta para a transmissão de conteúdo multímidia, objeto central de debates no painel, que acontece de 04 a 08 de junho, na Costa do Sauípe.
Um dos convidados especiais do evento é Francisco Araujo Carvalho, diretor da BT, uma das maiores operadoras globais de telecomunicações. O executivo falará, exatamente, sobre a visão de serviços convergentes para o século 21 na área de IPTV da gigante de telecomunicações.
A BT Global Services, unidade de negócios que presta serviços a empresas em todo o mundo e à qual pertence a BT na América Latina, cresceu 10%, com faturamento de 9 bilhões e 890 milhões de euros. O EBTIDA cresceu 13%, continuando a tendência de crescimento que se iniciou há dois anos.
Os novos negócios, denominados "new wave", entre eles, a convergência, foram responsáveis por uma receita de 10 bilhões e 84 milhões de euros na companhia no exercício 2007/2008, encerrado em 31 de março último. O faturamento global da BT atingiu 25 bilhões e 957 milhões de euros.

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