The Fun Theory
http://www.rolighetsteorin.se/en/
CARNET DE NOTES
By, André Lemos. Especialista em estudos de Cultura de Rede.
Professor Associado da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Doutor em Sociologia, Sorbonne (1995), Visiting Scholar da Universidade de Alberta e McGill University, Canadá (2007-2008). Coordenador do Grupo de Investigação Cibernética (UFBa / CNPq) e pesquisador nível 1 do CNPq. Membro do Prix Ars Electronica, Wi. Journal of Mobile Media e Canadian Journal of Communication Board. Este blog "caderneta" está online desde 1 de março de 2001.
Vejam como exemplo dessa dimensão locativa sonora essa "escada-piano" na Suécia para estimular as pessoas a se movimentarem. Segundo informações, o uso da escada aumentou em 66%. Dica do Macello Medeiros, que agradeço.
"Discutíamos ontem do GPC como os sons podem criar sentido de lugar. A discussão era sobre os dispositivos móveis tipo celulares e mp3. Bull já havia mostrado como, desde o walkman, esses dispositivos criam uma verdadeira trilha sonora para o mundo. Mais ainda é pouco explorado como esses dispositivos podem criar sentimentos de pertencimento a um lugar, vivências específicas no lugar em meio a mobilidade e a um suposto isolamento. Para além da força "isolante" dos mp3 players (que é supervalorizada e que deve ser pensada em termos de momentos - ninguém se torna um ser anti-social por usar dispositivos portáties de música, mas posso me isolar agora e não depois, etc.), devemos pensar em suas capacidades sociais (trocas de informações, compartilhamento de fones de ouvido, dicas de sites para baixar música), mas também em sua dimensão locativa, como marca de um lugar, como indexador que produz sentido espacial, mesmo em mobilidade - um som me lembra um lugar, estar em um lugar me lembra determinada música, um som em um lugar desperta determinadas emoções, etc..."
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Luiz, o seu blog é maravilhoso e muito edificante! Gostei da seleção das notícias e assuntos relevantes, dos vídeos, das indicações de sites e da utilização de vários recursos. Parabéns. Sempre vou entrar aqui para ler e comentar.
Abraço,
Deborah Monteiro.
Postar um comentário