sábado, 14 de setembro de 2013

Livro "Comunicação, Tecnologia e Inovação"

Está na praça o livro "Comunicação, Tecnologia e Inovação: estudos interdisciplinares de um campo em expansão. O livro é fruto de evento realizado na UFMA pelo grupo de pesquisa Comtec , liderado por Sebastião Squirra. Tenho um capítulo no livro sobre Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva.
Sinopse
As novas tecnologias de informação têm trazido questões inéditas ao campo da Comunicação – a internet, a participação nos ambientes online, as redes sociais, o jornalismo em base de dados, a comunicação organizacional no ciberespaço.
Para enfrentar tais desafios, os pesquisadores da Comunicação, quase obrigatoriamente, têm de se voltar para os estudos interdisciplinares, dialogando com outros campos e metodologias a fim de buscar soluções para os seus problemas; e ainda, fazer isso preservando suas próprias fronteiras, mesmo quando se encontram em expansão.
O presente livro tem o objetivo de refletir, ainda que de forma parcial, alguns resultados desse esforço, por meio do trabalho de autores que, em suas pesquisas, têm enfrentado as novas questões, buscando perspectivas e olhares angulados pela percepção das grandes transformações em andamento na contemporaneidade.
A teoria das redes e dos jogos, a ciência cognitiva, as tecnologias de transmissão de dados, a televisão digital, as plataformas interativas e, obviamente, os vários desdobramentos da internet sobre a vida das pessoas e das organizações são alguns dos temas abordados na publicação.