segunda-feira, 11 de abril de 2011

A POSSIBILIDADE DE UM NOVO UNIVERSO JORNALÍSTICO NA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA- UMA ANÁLISE DO PORTAL ÍNDIOS ONLINE

Monografia apresentada à Faculdade .Cásper Líbero para aprovação no Curso de Pós Graduação em Comunicação Jornalística sob a orientação do Prof. Claudio N. Coelho (06/2010)


Resumo


Será abordado neste estudo um canal que propõe utilizar a internet como veículo de comunicação e informação para os povos indígenas. Trata-se do portal Índios Online, uma rede com vinte e três etnias em onze estados do Brasil que iniciou suas atividades em 2005. A principal questão a ser debatida pelo trabalho é se este portal pode ser considerado uma forma de comunicação alternativa à grande mídia monopolista. Temos, portanto, como objetivo analisar quais as ferramentas utilizadas pelos índios na promoção de diálogo intercultural através do Canal Índios Online. Há uma preocupação em investigar como se dá a possibilidade de uma comunicação interativa. Optou-se para a pesquisa de natureza bibliográfica e documental. O referencial teórico é composto por autores que pensam a comunicação dentro da globalização, e que refletem sobre as possibilidades abertas pela comunicação virtual em rede, como Milton Santos, Ignácio Ramonet e Pierre Lévy. Considerou-se fundamental a utilização destas abordagens, pois envolve o objetivo de estudo como parte de um cenário atual que impõe a busca de entendimento.

Palavras-chave: Globalização. Cibercultura. Jornalismo. Internet.


Introdução



A ampliação das mídias, a possibilidade de interação e participação através da internet corresponde um elemento obrigatório nos dias atuais. A diversidade, mistura de cultura ao mesmo tempo em que destaca as diferenças étnicas e culturais de cada povo, provoca a falta de homogeneidade. Nesse caso o avanço da globalização poderia reduzir essa problemática e realizar um intercâmbio entre os grupos.


O fato é que com isso a grande mídia passa a criar a cultura do desnecessário, o consumismo excessivo que traz consigo a troca do ser pelo ter, ou seja, o consumo como forma de autovalorização existencial. O fetiche da mercadoria passa a ser muito mais intenso e as relações sócio-afetivas bem mais superficiais, desse modo, está instalado o quadro de caos social, que mistura desemprego, desassistência social, consumismo acentuado, alienação e crimes.


Será abordado neste estudo um canal que propõe utilizar a internet como veículo de comunicação e informação para os povos indígenas. Trata-se do portal Índios Online, uma rede com vinte e três etnias em onze estados do Brasil que iniciou suas atividades em 2005. A troca de comunicação é favorecida entre sete nações indígenas: kiriri, Tupinambá, Pataxó-hãhãhãe, Tumbalalá na Bahia, Xucuru-Kariri, Kariri-Xocó em Alagoas e os Pankararu em Pernambuco.


Por um lado essa monografia visa valorizar a entrada do povo indígena na internet. A voz é dada. Porém essa interação pode influenciar a perda da cultura e identidade do índio. De fato o processo de globalização não pode ser evitado, já está inserido no contexto sócio-econômico-cultural onde a informação é a protagonista dessa história.


Temos, portanto, como objetivo analisar quais as ferramentas utilizadas pelos índios na promoção de diálogo intercultural através do Canal Índios Online. Com isso indaga-se: Até que ponto o processo da globalização pode influenciar na promoção de um novo universo jornalístico na comunicação alternativa?


A internet é um meio midiático que favorece as novas formas de sociabilidade e participação social. Passou a ser um instrumento de distribuição de informações e preocupações, o que antes não tinha espaço para ser exposto.


Se o objetivo seria reduzir as diferenças, ampliar o conhecimento, encurtar distâncias, estes fatores não poderiam vir juntos a influência de uma cultura global que impõem limites para a autonomia da pessoa vinculada a sua cultura de origem, dificultando a existência de relações necessárias para o exercício da solidariedade social e da liberdade.


Embora o espírito capitalista de homogeneização sociocultural tenha predominado, não conseguiu eliminar as diferenças, e a utopia igualitária não burlou seu objetivo final, que na verdade, significava uma imposição cultural. (CITTADINO, 2000).


É importante entender qual a verdadeira intenção dessa ampliação e abertura de espaço para as informações. Unificar culturas? Certamente, mas a cultura principal seria centralizada, induzindo, portanto, aos demais o deslocamento de território e a cultura excessiva de consumo.


O trabalho tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre a possibilidade de um novo universo jornalístico na comunicação alternativa. Busca-se estudar uma inovação midiática através do projeto Índios Online.


Optou-se para a pesquisa de natureza bibliográfica e documental. Considerou-se fundamental a utilização destas abordagens, pois envolve o objetivo de estudo como parte de um cenário atual que impõe a busca de entendimento.


Para a analise do portal índios online foi realizada inicialmente um conhecimento das páginas do portal, sua interface e componentes. Em seguida tentou-se estabelecer contato com os índios através do chat do portal. Como foi relatado no decorrer deste trabalho houve recuo por parte dos índios e fuga nas respostas.


Para um maior aprofundamento procurou-se por artigos e trabalhos externos realizados pelos índios que fazem parte do projeto. Na tentativa e conseguir maiores informações houve outras buscas de diálogos no chat e Google Talk. Encontrou-se dificuldades também em estabelecer contato via Skype com alguns dos gestores do site


Por fim emails foram enviados aos gestores do portal e alguns foram respondidos que mesmo vagamente foram e grande importância para a construção desse trabalho e entendimento do que o portal índios online se propõe.


A base desta monografia foi composta por vários autores que merecem aqui ser citados: Manuel Castells com suas obras “A sociedade em rede” e “A galáxia internet” que trouxe reflexões sobre a internet e sua influência na sociedade; Pierre Lévy com cibercultura; Ignácio Ramonet em “A tirania da comunicação” constituindo um dos principais componentes desse estudo ao abordar de forma critica e realista o jornalismo dos tempos atuais e os conglomerados midiáticos; Por fim Milton Santos, este que correspondeu a toda estrutura deste trabalho, que sem sua participação certamente esta produção não seria completa


Sumário


Introdução 7

1. Mídia, globalização e comunicação 9

1.1 O papel da mídia no fenômeno da globalização 9

1.2 Os conglomerados midiáticos 11

2 O Jornalismo globalizado e suas novas possibilidades 16

2.1 Ética e jornalismo 16

2.2 Cultura midiática e o jornalismo espetacular 18

2.3 A crise no jornalismo 20

2.4 As possibilidades de um novo jornalismo através da internet 23

2.5 E a internet como surgiu? 25

3. O Projeto Índios Online 29

3.1 O Portal 29

3.2 Índios online, quem são? 43

3.2.1 As ferramentas utilizadas pelos índios na promoção de diálogo intercultural através do Canal Índios Online 44

3.3 Os índios no ciberespaço – Um meio alternativo de comunicação 46

Considerações finais 49

Referências bibliográficas 52

Anexos 55