sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Doses diárias de cultura digital e tecnologia.

Seguir o blog do Tiago Dória faz muita diferença quando se procura informações relevantes e muito atuais sobre tecnologia da comunicação e cultura de rede. Seus posts sempre nos trazem novidades tecnológicas e reflexões sobre nosso universo conectado em rede.
Tiago Dória antes de mais nada é um excelente  jornalista. Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo, com cursos em Gestão de Negócios em Informática pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, já trabalhou com rádio, TV e jornal impresso. Desde 2003, edita um blog pessoal sobre cultura web, tecnologia e mídia. A partir de 2006, começou a organizar junto à Faculdade Cásper Líbero o seminário anual “Tendências conectadas nas mídias sociais“, no qual profissionais de renome no mercado são convidados a debater questões relacionadas à área de mídia e tecnologia.Em 2007, foi convidado a ser blogueiro oficial da Pop!Tech, uma das mais importantes conferências sobre ciência e tecnologia do mundo. E, no mesmo ano, passou a fazer parte da seleção dos melhores blogs em português, segundo o Portugal Diário, de Lisboa. Desde 2009, é integrante do júri do Concurso de Jornalismo da CNN e colunista do Notícias MTV.
Seu último post vem de suas pesquisas e apresentações no Campus Party 2010.
"Banco gratuito de vídeos é lançado durante a Campus Party"


Uma das características da Campus Party é que diversas coisas bacanas acontecem fora da agenda oficial. O desenvolvedor brasileiro Fabricio Zuardi, que já trabalhou no Ning, lançou uma versão alpha do Public Videos.

É um diretório gratuito de vídeos com licenças que permitem o livre uso. Funciona como um banco de imagens, estilo Corbis e SXC, mas voltado para vídeos. É bem útil para quem precisa de um vídeo para ilustrar um videocast, um videoclip, uma videorreportagem.
Os vídeos são curtos (no máximo 1 minuto) e podem ser baixados nos formatos .ogv e .mp4.
Na Campus Party, conversei com Fabricio Zuardi, que toca o projeto em frente com o seu irmão, Maurício Zuardi, que cuida do design. Ele me contou que a ideia do Public Videos surgiu há um ano mais ou menos.
O site já conta com mais de 2 mil vídeos, que, por enquanto, são fornecidos em tamanho médio (640×360) e pequeno (480×272). A intenção mais para frente é disponibilizá-los em tamanhos e resoluções maiores (HD) que serão pagas, mas a pessoa pagará apenas uma vez e poderá utilizar quantas vezes quiser. Inserção de tags e uploads também serão permitidos.
contato:
tiago [@] tiagodoria.com.br
twitter.com/tdoria

Tempos de aprender, desaprender, reaprender.

Porquê o ser humano sempre precisou viver em comunidades? Especialmente nos últimos anos, em comunidades virtuais? Para compartilhar conhecimentos, agregar, se relacionar e colaborar?
Por esse e outros motivos, achei oportuno e interessante postar a palestra do Professor e pesquisador Silvio Meira,do C.E.S.A.R. (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, conferida no Media On no final de 2009. Silvio Meira, uma das principais referências sobre a internet e o mundo em rede no Brasil, aponta os impactos que a conectividade, a singularidade, o acolhimento e as infinitas variedades geradas pelo processo tecnológico que vivemos trazem para o nosso cotidiano.
Aprender, desaprender e reaprender tornou-se fundamental para os profissionais de todas os setores que querem avançar neste novo ecossistema em formação acelerada e exponencial.
Convivemos e conviveremos cada vez mais com rupturas contínuas. O novo ecossistema favorece cada vez mais agentes independentes em contato competindo/cooperando para sobreviver.
A vida sempre foi expectativas, exercícios, experiências. O novo ecossistema promove o futuro vindo do futuro.A tecnologia = plataforma para cOOpetir. Vivemos uma explosão cambriana. Que nos leva para as nuvens, o mundo da informaticidade (todo o processamento na rede) em contrapartida ao mundo da eletricidade. A Era do Conhecimento chegou e, neste tempo de embate com a herança passada, vai varrer do mapa quem parou no tempo.
Sugiro assistir as duas partes da apresentação.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010