terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Saiu o livro "Comunicação e Mobilidade. Aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil"

Comunicação e Mobilidade

Carnet De Notes

Saindo agora da editora o livro "Comunicação e Mobilidade. Aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil, pela EDUFBa, Salvador, 2009 (ISBN - 978-85-232-0658-1, organizado por André Lemos e pelo Fabio Josgrilberg com textos de Eduardo Pellanda, Sérgio Amadeu, Gilson Schwartz, Fernando Firmino, Lucas Bambozzi, Lucia Santaella, Fernanda Bruno, além dos organizadores. O livro deve estar em breve nas livrarias.
Abaixo texto da orelha e o sumário do livro:
O livro Comunicação e Mobilidade - Aspectos Socioculturais das Tecnologias Móveis no Brasil, organizado por André Lemos (UFBA/CNPq) e por Fábio Josgrilberg (Metodista, SP), oferece ao leitor uma coleção de artigos que traçam um panorama completo e atual da comunicação móvel no Brasil. Os artigos abordam diversas temáticas relevantes para a compreensão complexa do fenômeno, como a relação das tecnologias móveis de comunicação com o corpo, a cidade, a vigilância, a arte, o jornalismo, as mídias locativas e a inclusão digital. Os artigos foram originalmente publicados em inglês na revista eletrônica canadense "Wi - Journal of Mobile Media" (http://wi.hexagram.ca), em julho de 2009, e é a primeira contribuição brasileira no campo a ter uma projeção internacional.

A obra está inserida no contexto atual da computação móvel e ubíqua, oferecendo ao leitor uma visão geral do impacto das redes sem fio e dos telefones celulares no Brasil. Escrito pelos mais importantes pesquisadores do tema na área das ciências sociais aplicadas no país, o livro faz uma radiografia das múltiplas apropriações dos dispositivos móveis mostrando a sua influência nas relações sociais, econômicas, políticas e culturais. Comunicação e Mobilidade é leitura obrigatória para pesquisadores, estudantes de graduação e interessados em compreender os rumos e as perspectivas das tecnologias de comunicação móvel e seus usos no Brasil.
Sumário
Apresentação......................................................................................................07
André Lemos, Fabio Josgrilberg
Comunicação móvel no contexto brasileiro.....................................................11
Eduardo Campos Pellanda
Redes municipais sem fio: o acesso à Internet e a nova agenda da cidade......19
Fabio B. Josgrilberg
Espectro aberto e mobilidade para a inclusão digital no Brasil...........................37
Sérgio Amadeu da Silveira
Identidade, valor e mobilidade: Motoboys em São Paulo.....................................51
Gilson Schwartz
Tecnologias móveis como plataformas de produção no jornalismo.......................69
Fernando Firmino da Silva
Arte e Mídias locativa no Brasil........................................................................89
André Lemos
Aproximações arriscadas entre site-specific e artes locativas............................109
Lucas Bambozzi
Revisitando o corpo na era da mobilidade...............................................................123
Lucia Santaella
Vídeo-vigilância e mobilidade no Brasil...................................................................137
Fernanda Bruno
Sobre os autores...........................................................................................................153

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Jornalismo colaborativo - leitor manda noticias ou fotos no aplicativo para iPhone.

A nova versao do aplicativo para o iPhone do jornal inglês Telegraph tem uma nova funçao - transformar cidadaos comuns em divulgadores de notícias. Clicando no botao ‘Report’, o usuário pode enviar uma foto ou texto relatando um fato que mereça ser publicado. De acordo com o site da publicação, pode ser desde a foto de uma celebridade, o testemunho de um ato heróico ou imagens em 1ª mao de algum evento. Para promover a novidade, o Telegraph lançou até um concurso - está selecionando uma história enviada via iPhone por dia para sair no telegraph.co.uk. O autor ganha 100 libras em bônus para gastar na iTunes. A notícia é do Editors Weblog.
Fonte: Blue Bus

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Google agora é em tempo real.


O Google mais uma vez está revolucionando a web, agora, ele tem pesquisa em tempo real, que absorve conteúdo de blogs, sites, portais e até mesmo do twitter. Alem de noticias, ele também mostra tudo que está acontecendo agora, perto de você, na sua cidade, na sua rua, naquela rodovia, em fim, em todo lugar.

Segundo o blog Mashable, em breve ele também vai integrar conteúdo de outras redes socias, como Facebook e MySpace.
O recurso ainda não está disponível para todos, mas segundo o próprio o Google, estará no ar para todos nos próximos dias.
Veja o vídeo mostrando como funciona o recurso: